quarta-feira, 24 de julho de 2013

A Menina que Roubava Livros

Livro: A Menina que Roubava Livros
Autor (a): Markus Zusak
Editora: Intrínseca
Páginas: 494

                         
Este foi um dos melhores livros que já tive a oportunidade de ler, além de ser um livro que nos remonta a um contexto histórico; à Segunda Guerra Mundial, ele capta cada momento e cada sentimento que uma guerra pode deixar, além de demonstrar um sistema totalitário como o nazismo, que matava a quem se opusesse a ele. Bom, “A menina que roubava livros" me fascina, pois mostra com clareza o que os seres humanos são capazes de fazer e nós remonta a uma temática narrada pela a autora “à morte” que no final do livro expressa em um trecho  "os seres humanos me assombram".

A história vivida pela menina franzina Liesel Meminger é surpreendente, antes que fosse adotada viu seu irmão morrer no colo de sua mãe. Logo após esse acontecimento  chegou à casa de seus pais adotivos Rosa e Hans Ruberman, que se tornaram seus guardiões legais.  Liesel viveu momentos intensos na Rua Himel, local aonde ocorreu à maioria dos acontecimentos. A menina teve o melhor pai que imaginasse, ele a apoiava sempre a praticar a leitura e ajudava ensinando-a. Mas, o mais instigante é que Liesel gostava mesmo era de surrupiar livros, a cada momento a menina passava apuros para furtar seus tão sonhados livros, e sentia-se mais viva a cada momento que realizava tal proeza. A relação da menina com os livros é de cumplicidade, ela vivia cada história que lia, devorava-as com a força de sua alma.

A trama que acontece na Alemanha demonstra de perto a guerra e como o antissemitismo afetava a vida dos judeus. E o mais interessante é o que será que poderia acontecer com alguém que ousasse esconder um judeu?  Bom, aqui fica a dica: leiam o livro e descubram um universo fascinante de uma roubadora de livros.
                            

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário